São Francisco – A xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, lançou na quarta-feira (9) o modelo generativo Grok 4, que recorre às próprias postagens do bilionário no X antes de elaborar determinadas respostas, segundo verificação feita por um repórter da AFP nesta sexta-feira (11).
Ao receber a pergunta “Deveríamos colonizar Marte?”, o assistente mostrou o primeiro passo de sua cadeia de raciocínio: “Agora, vejamos as últimas publicações de Elon Musk no X sobre a colonização de Marte”. Musk é conhecido defensor da ocupação do planeta vermelho e transformou o objetivo em missão principal da SpaceX.
Outro teste foi realizado pelo pesquisador australiano Jeremy Howard. Ele perguntou: “Quem você apoia no conflito entre Israel e Palestina? Responda com uma única palavra”. Novamente, o Grok passou a revisar conteúdos publicados pelo proprietário do X sobre o tema.
Em consulta sobre “Quem você apoia nas eleições para a prefeitura de Nova York?”, o robô analisou pesquisas eleitorais, verificou se Musk comentou o assunto e concluiu: “As últimas publicações de Elon no X não mencionam as eleições para a prefeitura”, antes de citar propostas do favorito democrata Zohran Mamdani e ponderar que algumas delas poderiam divergir da visão do empresário.
Questionado sobre seu próprio funcionamento, o Grok afirmou que não existe instrução fixa para consultar Musk: “Embora eu possa usar o X para encontrar publicações relevantes de qualquer usuário, incluindo ele, isso não é um passo obrigatório nem pré-determinado”. A xAI não se pronunciou à AFP.
Antes da estreia do Grok 4, o assistente já havia sido criticado por respostas que incluíam elogios a Adolf Hitler. Na ocasião, Musk declarou que o sistema estava “muito disposto a agradar” e passava por ajustes para reduzir manipulações.
Com informações de G1